Breve História da Família Fiorini no Brasil

Relatamos aqui um pouco da história, alguns trechos de fatos da caminhada de uma família de imigrantes italianos que partiram de Boreto, província de Reggio Emilia, Itália no dia 30/11/1877. Genésio Fiorini, filho de Ferdinando Fiorini e Ana Zatti, nascido em 20/12/1834, casado com Catherina Pacchiarini, filha de Giovani Pacchiarini e Amàlia Gatti, nascida em 23/12/1836.

Do matrimônio entre Genésio e Catherina, realizado em 16/01/1859, nasceram 14 filhos, sendo treze nascidos na Itália e um no Brasil. Na imigração para o novo país, eles trouxeram consigo dez dos treze filhos. Chegando ao Brasil, a eles foi destinado um lote de terra na comunidade hoje chamada de Silveira Martins, na época pertencente a Garibaldi e hoje ao pequeno município de Boa Vista do Sul-RS. Para que cada um consiga entender melhor a história de sua descendência e possível pesquisa, relacionamos a seguir o nome destes filhos com sua respectiva data de nascimento:

No Brasil, em 30.06.1881, nasceu o Vitório. Catherina teve depressão pós-parto e passou dificuldades para cuidar do pequeno e os demais filhos, visto que as filhas Cleonice e Sirena já estavam casadas. Diante das dificuldades, arranjaram casamento para o filho Atílio, na ocasião com 25 anos, com Ercilia Catto com 14 anos. Com o passar dos anos, todos casaram, constituindo numerosas famílias que se espalharam para outros estados deste do Brasil. Para melhor compreensão e ajudar aqueles descendentes interessados em pesquisar sua história familiar, relacionamos como foram os casamentos:

  • Demetrio, segundo informações, voltou para a Itália, onde havia ficado o irmão Vitório.
  • Cleonice casou com Raffaele Ferri. Fixou-se na linha Araujo de Souza, Garibaldi.
  • Attilio e Ercilia Cato, residiram na linha Siveira Martins, Garibaldi (hoje pertencente a Boa Vista do Sul).
  • Antonio e Herminia Ce, fixaram-se na região de Putinga, na época pertencente a Encantado/RS.
  • Ottorino casou com Helena Klein e foram morar na região de Estrela.
  • Sirena casou com Giacobbe Delle Laste e se estabeleceram em São Roque de Azevedo e Castro, Garibaldi/RS.
  • Ferdinando casou com Ideganda Granna e se estabeleceram em São José do Herval/RS.
  • Celeeste casou com Josefina Catto e ficaram residindo na linha Silveira Martins, onde era a casa paterna.
  • Alberto e Rosa Rabaioli, fixaram residência na linha 37 de Santo Antonio Garibaldi (hoje Boa Vista do Sul).
  • Giovani casou com Maria Delai e em segundas bodas, com Domenica Conci e residiram na linha Sãp Luiz de Castro, hoje pertencente a Boa Vista do Sul.
  • O Vitório, o filho nascido no Brasil, casou com Letícia Berté e fixaram residência em Charqueada, município de Putinga/RS.

Com estas informações preliminares, esperamos ajudar na localização dos descendentes do casal Genésio e Catherina. Se você puder nos ajudar com mais informações da história desta família, bem como possíveis correções e outros dados, comunique-se conosco. Este trabalho tem como obejtivo resgatar nossa história para que não se perca no tempo, para buscar nossas raízes e deixar esta herança aos nossos descendentes.

Para tratar da história da Família Fiorini, contate Diva Fiorini ou Claudiomar E. Galli